terça-feira, 29 de janeiro de 2013

guaxinins


Guaxinins

Guaxinins
A família dos guaxinins 
 
O guaxinim norte-americano - Procyon lotor 
 
O guaxinim percebe o mundo inicialmente por meio do sentido do tato. É por isso que ele foi batizado como “raccoon” (em português, racum) em sua terra natal, a América do Norte – o nome vem da língua indígena norte-americana, e significa um animal de “arranha com suas mãos”. 
Área de distribuição e habitat 
Originalmente, os guaxinins eram nativos apenas das Américas do Norte, Central e do Sul. Mas desde o início do século 20, eles têm aparecido também na Europa Central, onde provavelmente foram libertados ou escaparam de fazendas de peles. O habitat preferido do guaxinim norte-americano são florestas próximas à água e pântanos. Durante o dia, ele dorme em árvores ocas, buracos em pedras ou no chão. Aparência, altura e peso 
O guaxinim norte-americano possui cabeça grande e focinho pontudo. Ele tem pêlo longo e uma causa espessa, com anéis castanhos e pretos. No dorso e dos lados, sua cor é marrom-acinzentado, e o abdômen é cinza claro. As manchas pretas em suas “bochechas”, que se estendem entre os olhos e através da testa em uma listra vertical, também são típicas. Os guaxinins podem até se reconhecer durante a noite por meio dessa “máscara” facial. Eles podem medir entre 45 e 70 centímetros. 
Dieta 
Estes animais noturnos caçam pássaros, ratos, insetos, peixes pequenos, lesmas, camarões de água doce e rãs. Sua dieta também inclui ovos, nozes, cereais e frutas. 
Estilo de vida 
O guaxinim dorme o dia todo, e sai à noite para procurar comida. Ele persegue sua presa em águas rasas ou no chão, arranhando, virando e examinando de perto assim que a vítima é capturada. No entanto, ele só a consome se o cheiro for aprovado por seu apurado faro. 
Em áreas frias, os guaxinins passam o inverno em tocas e buracos nas árvores. Apesar de dormirem profundamente, eles não hibernam, saindo de seu esconderijo assim que o tempo esquenta um pouco. 
Comportamento social e reprodução 
Os guaxinins machos copulam com muitas fêmeas, enquanto as fêmeas aceitam apenas um pretendente. Os machos, que quase sempre são pacíficos, costumam brigar entre si com muita ferocidade durante a época do acasalamento. Na primavera, a fêmea normalmente tem de três a cinco filhotes depois de nove semanas de gestação, e cuida sozinha da ninhada. A família continua unida por um ano aproximadamente, quando os jovens guaxinins deixam então a companhia da mãe. 
Situação 
A pele do guaxinim continua a ser muito procurada, e por isso o animal é caçado em grande escala, especialmente no sul dos Estados Unido

Nenhum comentário:

Postar um comentário